Líderes têm a missão maior de desenvolver profissionais que, futuramente, se tornarão líderes ainda melhores!
Essa é a grande tarefa das lideranças: formar equipas vencedoras que construam novas histórias de sucesso, inspiradas nas realizações de seus líderes anteriores!
Para que isso aconteça, existe um caminho feito de erros e acertos, com lições aprendidas ao longo da trajetória. É através de feedbacks que os líderes podem, além de sugerir a redefinição de rotas, apontar as razões pelas quais elas devem ser ajustadas.
Por isso, feedbacks não devem ser críticas, mas redirecionamentos. Eles devem avaliar e orientar ações e comportamentos, sem julgar as pessoas, mas sim as atitudes e os resultados.
Além disso, os feedbacks são ferramentas para engajamento, aumento de produtividade e prevenção de conflitos – desde que aplicados corretamente. Caso contrário, podem deixar marcas indesejáveis nos profissionais e em suas carreiras.
1. Qual é o primeiro passo para dar feedbacks de qualidade?
O primeiro passo é ouvir ativamente o colaborador, e não apenas durante o processo de feedback. O líder precisa estar atento à performance dele de forma integral. Assim, suas devolutivas serão mais justas e positivas.
2.Como deve ser uma boa escuta ativa?
Basicamente, são três os elementos-chave da escuta ativa:
– Empatia: por meio do compartilhamento de experiências semelhantes e do espelhamento;
– Perguntas investigativas: com questões sobre situação, problema, implicação e necessidade de solução;
-Validação do entendimento: parafraseando o que foi ouvido, sem julgamentos ou críticas.
3.Quais são os tipos de Feedback?
Existem três tipos de feedback: positivo, corretivo/construtivo e pontual. Cada um tem um roteiro verbal que precisa ser complementado com comportamentos adequados. Acompanhe cada um deles:
FEEDBACK POSITIVO
Esse feedback vai além de um elogio. Ele é um momento importante para quem o recebe e pode ser um divisor de águas na vida desse profissional. Por isso, é essencial destacar exatamente o que foi positivo no desempenho para que possa ser repetido e superado.
Passo a Passo:
1.Descreva o fato positivo ocorrido, destacando o que foi feito acima da média;
2.Compare o que ocorreu (o real) com o esperado (o resultado);
3.Indique a diferença positiva (a superação);
4.Interaja e faça perguntas para entender melhor essa superação;
5.Aponte possibilidades futuras: mostre como o que foi realizado foi importante para a empresa, para a área e para o profissional. Evite fazer promessas sem certeza.
O comportamento do líder ao aplicar esse roteiro é fundamental. A dica é: entre na sintonia de quem recebe. Não exagere, mas também não elimine a emoção.
FEEDBACK CORRETIVO/CONSTRUTIVO
O feedback corretivo/construtivo não deve ser composto por críticas, mas por observações que levem o receptor a refletir sobre o porquê, como e o que fez, e por que não atingiu os resultados esperados. O objetivo é, junto com o aplicador, identificar correções e formas de melhorar o desempenho.
Passo a Passo:
1.Descreva o fato a ser corrigido, comparando o que foi feito com o que era esperado (abaixo da média);
2.Compare o ocorrido (o real) com o esperado (o resultado);
3.Explique por que o resultado ficou aquém do esperado;
4.Aponte a diferença entre as ações, indicando a expectativa que havia para a tarefa;
5.Interaja e faça perguntas de forma que o receptor do feedback se sinta à vontade para responder e não intimidado. Assim, o aplicador obtém informações mais objetivas e pode oferecer redirecionamentos mais eficazes;
6.Mostre o impacto do ocorrido para a empresa, a área e o próprio profissional, e as implicações disso.
Aqui também o comportamento do líder é importante, assim como no feedback positivo. A dica é: entre na sintonia de quem recebe. Não exagere, mas também não elimine a emoção.
FEEDBACKS PONTUAIS OU DE OCASIÃO
Esse tipo de feedback permite que, durante uma avaliação formal de desempenho, não haja surpresas. Se o colaborador estiver ciente do seu desempenho, seja em pontos positivos ou no que precisa de ajuste, a conversa será mais bem recebida.
Os roteiros para feedbacks pontuais são os mesmos que para feedbacks positivos e corretivos. A única diferença é a agilidade, focando em uma única ação ou comportamento. Devem ser mais objetivos, e a comparação entre o real e o esperado deve ser concisa, focando no resultado imediato da ocasião específica.
MINHA MENSAGEM PRA VOCÊ!
Os feedbacks, ou a ausência deles, podem ser determinantes no futuro de um profissional. Como líder, você pode formar futuros líderes de sucesso ou contribuir para o desenvolvimento de profissionais que talvez nunca cheguem lá. Com as informações e orientações acima, certamente você se tornará um líder que forma líderes de alta performance!