Pular para o conteúdo

O Impacto da Incerteza e do Imprevisível na Mente Humana

O Impacto da Incerteza e do Imprevisível na Mente Humana

O impacto da incerteza e do imprevisível na mente humana nunca foi tão pesquisado. Vivemos em um cenário de situações incertas, como crises econômicas, mudanças abruptas na vida profissional ou novas informações chegando rapidamente e em grande quantidade.

Isso impacta tremendamente o cérebro humano, que é programado para buscar padrões e previsibilidade, fatores que levam à sensação de controle e segurança. Quando isso não acontece, ficamos em um estado de alerta constante, o que prejudica a saúde mental e física.

A incerteza ativa o estresse, que pode se tornar burnout!

O sistema nervoso reconhece a incerteza como uma ameaça.
A resposta é dada pela estrutura cerebral responsável pelo processamento emocional (amígdala), que ativa a sensação de medo diante do desconhecido.

Isso desencadeia uma liberação elevada de cortisol e adrenalina, hormônios do estresse.

Essa resposta pode ser útil para a adaptação a novos desafios, mas, quando se torna crônica, como em cenários de instabilidade no trabalho ou insegurança financeira, pode resultar em sérios danos à saúde.

Além disso, o estresse contínuo impacta o raciocínio lógico e a tomada de decisões, diminui a concentração, aumenta a ansiedade e reduz a capacidade de resolução de problemas. Isso sem falar dos distúrbios do sono, irritabilidade e sensação de exaustão mental.

Um bom exemplo é o ambiente de trabalho. Incertezas organizacionais, como fusões empresariais, reestruturações e mudanças abruptas, geram a sensação de descontrole sobre o futuro, ativando a hiperatividade cerebral, a ruminação mental e estados de preocupação excessiva.

Estudos apontam que a incerteza profissional pode ser mais estressante do que uma situação claramente negativa. Isso ocorre porque, em um cenário ruim, o indivíduo pode adotar estratégias para lidar com a adversidade, enquanto a falta de previsibilidade gera um estado contínuo de alerta, sem possibilidade de planejamento ou resposta adequada.

Estratégias para Mitigar os Impactos da Incerteza

Diante da inevitabilidade do imprevisível, é fundamental desenvolver mecanismos para reduzir seus impactos. Algumas abordagens eficazes incluem:

  • Técnicas de Mindfulness e Meditação: Práticas que ajudam a regular a resposta ao estresse e promovem maior aceitação do presente;

  • Flexibilidade e Adaptação;

  • Gestão do Tempo e Autoeficácia;

  • Foco no que é Controlável: Direcionar a atenção para aspectos da vida que podem ser gerenciados minimiza a sensação de impotência. Aqui, vamos focar nesse último ponto.

Círculo de Preocupação e de Influência

Geralmente, investimos muita energia naquilo que não controlamos ou influenciamos. A ideia é refletir sobre como focar no que podemos e não  no que não podemos fazer. Use o modelo dos Círculos da Preocupação e da Influência para pensar no que você poderia focar mais e no que deveria desfocar no seu dia a dia!

Dica Final

O idioma do cérebro é o “positivês”! Para programá-lo, diga o que você quer, e não o que não quer.

Experimente pedir a alguém que não pense em um elefante! A reação imediata é pensar na figura desse animal. Ou seja, se quiser direcionar energia para o que você pode fazer, aprenda a pensar e dar comandos positivos.

Raciocine em termos do que é possível e não do que é impossível.

Se estiver diante de uma impossibilidade, use o “truque” da PNL (Programação Neurolinguística), questionando: “E se fosse possível, como seria?”

Esse tipo de questionamento expande a gama de possibilidades, aumentando a capacidade do cérebro de criar alternativas. Isso também vale para negar, dizer “não”, corrigir, etc.!

Está gostando do texto? Então compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Conversar agora!
Estamos à disposição. É só chamar!
Escanear o código
Olá, como podemos te ajudar?