Efeito Pigmaleão

Lorem ipsum dfgdfg.ddfgdfgvcfghyjuiy uiy     yuiyi

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Efeito Pigmaleão: Confira o que é, como se dá, e de bônus a matriz com os perfis pessoais e provável “Efeito Pigmaleão” de cada um.

Você já ouviu falar sobre o Efeito Pigmaleão? Ele se refere a como nossos comportamento e percepções afetam a vida de todas as pessoas que estão ao redor. E isso vale para a vida pessoal e profissional.

Ele funciona como um bumerangue: você lança uma palavra, um sentimento ou um comportamento com força, e ele volta para você, com o mesmo impulso. Se você nunca ouviu falar sobre esse tema, veja o quanto ele é importante.

Em psicologia, esse termo se refere ao fenômeno em que as expectativas que temos em relação a uma pessoa afetam o desempenho dela. Ou seja, quanto maiores as expectativas que temos em relação a alguém, melhor é o desempenho dessa pessoa.

Por isso, é importante desenvolver o autoconhecimento, quais são nossos radares críticos e, assim, antecipar as nossas reações e ter certeza de que as mensagens que enviamos são mesmo as que o outro vai receber

A compreensão do “Efeito Pigmaleão” nos ajuda a desenvolver uma comunicação não violenta, evitando que uma mensagem possa ser mal interpretada, causando reações negativas e até conflitos.

CURIOSIDADES SOBRE O “EFEITO PIGMALEÃO”

O “Efeito Pigmaleão”, também conhecido como “profecia autorealizável”, tem origem na lenda grega sobre um escultor que se apaixonou por uma estátua de mulher que ele estava esculpindo e, com isso, deu-lhe a vida.

Esse estudo realizado pelo psicólogo Rosenthal, mostrou que as expectativas dos professores afetavam o desempenho dos alunos, e os alunos que eram vistos de forma positiva pelos seus professores obtinham melhores resultados.

Foi com base nessa teoria, que o famoso autor Bernard Shaw, escreveu o romance, Pigmaleão, que teve grande sucesso. Quando que mais tarde foi transformado em uma peça na Broadway, o sucesso continuou.  O espetáculo chamou-se “My Fair Lady”, e contava a história de uma mulher simplória que se transforma em uma lady, por conta da admiração, confiança e expectativas do seu professor para com ela.

As nossas crenças e percepções influenciam diretamente as das outras pessoas. Podemos criar um ciclo virtuoso ou vicioso nos demais através das nossas ações.

Quer saber qual o seu “Efeito Pigmaleão” mais recorrente? Aquele que você mais projeta para os demais? Confira o modelo de matriz que apresentamos, com os perfis pessoais e as reações de cada um deles.  Com ela fica fácil visualizar os diferentes exemplos de “Efeitos Pigmaleão” que você projeta.

MATRIZ – PERFIS E SEUS EFEITOS PIGMALEÃO

 Características “Efeito Pigmaleão” 

 PESSOAS EMOTIVAS

 
 Amigáveis, sensíveis e agregadoras O mais provável que impactem a vida pessoal e profissional dos demais, através da compreensão, apoio e capacidade de ouvi-los

 PESSOAS EMOCIONAIS

 
 Energéticas, motivadoras e comunicativas O mais provável que impactem a vida pessoal e profissional dos demais,
através do clima positivo, das interações e do convencimento que sabem exercer

 PESSOAS RACIONAIS

 
 Equilibradas, analíticas e justas O mais provável que impactem a vida pessoal e profissional dos demais,
através de condução racional de diferentes situações, segurança e conhecimento

 PESSOAS PRAGMÁTICAS

 
 Resolutivas, realizadoras e impulsionadoras de pessoas e resultados O mais provável que impactem a vida pessoal e profissional dos demais, através do exemplo de superação de barreiras, conquistas e decisões ágeis
  

EFEITO PIGMALEÃO – AFIRMAÇÕES-CHAVE:

– “Efeito Pigmaleão” é o nome dado em psicologia ao fenômeno em que quanto maiores as expectativas que se tem em relação a uma pessoa, melhor é o desempenho dela;

– Esse fenômeno é também chamado pelo nome do estudioso que lançou a tese, Rosenthal;

– Esse efeito é como um efeito bumerangue: traz de volta para nós, o que projetamos. Com a mesma intensidade;

– Fique alerta- conheça suas próprias ações e reações para evitar enviar mensagens que você não gostaria de ter enviado.

– Reconstruir a comunicação tentando entender o que realmente foi dito, pode prevenir uma reação violenta ou um conflito.

QUESTÕES BÁSICAS PARA COMPREENSÃO DO “EFEITO PIGMALEÃO”

  1. Como o efeito Pigmaleão pode ser definido e como ele afeta nossas expectativas em relação às outras pessoas?
  2. O que os estudos de Rosenthal demonstraram sobre a influência das expectativas dos professores no desempenho dos alunos?
  3. Esse “fenômeno” se repete na vida profissional?
  4. De que forma as crenças e expectativas que temos afetam as outras pessoas e como elas podem criar um ciclo virtuoso ou vicioso?
  5. Como a leitura da peça My Fair Lady pode ajudar a entender melhor o “Efeito Pigmaleão”?

RESPOSTAS:

  1. É um fenômeno em que as expectativas que uma pessoa tem em relação às outras influenciam o desempenho delas.
  2. Quando outra(s) pessoa(s) demonstra(m) acreditar em alguém, esse alguém aumenta a autoestima, ganha mais autoconfiança e cria um senso de propósito naquilo que faz. Isso aumenta suas chances de ser bem-sucedido ou bem-sucedida.
  3. Assim como na educação, na empresa, os colaboradores de todos os níveis respondem positivamente à confirmação de suas possibilidades e talentos. Por isso os redirecionamentos e as correções não podem ser transformados em críticas, que são fatores limitantes do progresso profissional. Os erros devem ser realinhados como lições aprendidas.
  4. Figuras de autoridade, como pais ou líderes de equipes, em geral espelham o que se quer alcançar. Suas observações positivas provocam em quem as recebe, um ciclo virtuoso de melhoria contínua.  
  5. A obra de Bernard Shaw ilustra o “Efeito Pigmaleão” de forma romanceada, mas muito precisa. Trata da transformação improvável   de uma mulher de péssimos modos que se transforma em uma lady graças às expectativas positivas do seu professor.

SAIBA COMO INFLUENCIAR POSITIVAMENTE OS DEMAIS COM ESSA TÉCNICA NEUROLINGUÍSTICA DE REESTRUTURAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

Qualquer correção, negativa ou redirecionamento deve ser feito no “modo positivo” da comunicação. A técnica é dizer o que se deve fazer (ou refazer) e não o que não deve ser feito (ou refeito). A diferença está em ver possibilidades e não limites nas mudanças que têm que ser feitas.

Conversar agora!
Estamos à disposição, só chamar!
Escanear o código
Olá, como podemos te ajudar?