Por que a geração Z está criticando seus professores?

Por que a geração Z está criticando seus professores?

CENÁRIO

  • Professores sentem que os alunos estão menos motivados ou mais exigentes.
  • Pode haver conflitos de estilo: alunos querem maior autonomia e personalização; escolas nem sempre oferecem isso.
  • A necessidade de atualizar métodos pedagógicos e integrar mais tecnologia torna-se urgente para evitar desconexão.
  • É preciso estar preparado e antenado…
    Como esses alunos têm acesso fácil a vastas informações (internet, IA, vídeos), a figura do professor como “detentor do saber” é menos automática. Alguns alunos esperam mais colaboração. Quando isso não ocorre, vêm críticas.

ALGUMAS DICAS PARA DIALOGAR COM A GEN Z

  1. Entender que existem diferenças na noção de autoridade e respeito
    A Geração Z valoriza mais interações horizontais, diálogo e reconhecimento de suas individualidades. Professores que mantêm um modelo muito hierárquico e tradicional podem ser vistos como desatualizados ou menos influentes.
  2. Comparar métodos de ensino tradicionais com expectativas digitais
    Muitos alunos da Geração Z preferem estilos de aprendizado mais dinâmicos, tecnológicos, interativos — e criticam quando o ensino permanece muito baseado em memorização ou repetição.
  3. Usar a tecnologia e a mídia em favor do ensino
    Como cresceram com acesso constante à internet e dispositivos digitais, esses alunos têm expectativas diferentes sobre velocidade de aprendizado, feedback e personalização. Quando a aula não acompanha esse ritmo, há insatisfação.
  4. Aponte o propósito do conteúdo que deseja ensinar

A Geração Z busca que o aprendizado faça sentido para suas vidas — não apenas “passar no teste”. Quando não veem conexão entre o que aprendem e o mundo real, questionam mais fortemente.

  1. Discuta temas como saúde mental e bem-estar
    Eles são mais abertos a discutir estresse, ansiedade, fadiga mental. Por isso, ambientes educativos que ignoram essas questões ou cobram sem suporte são alvo de críticas.
  2. Perceba a desconexão entre regras / disciplina tradicionais e a realidade tecnológica
    Professores e escolas que usam regras rígidas sem contextualizar para um mundo digital geram frustração. A Geração Z pode ver isso como “irrelevante” ou “fora de época”.

Conversar no mesmo idioma da Gen Z requer quebra de barreiras, especialmente das formadas por comportamentos tradicionais. Experimente – você vai se surpreender com o resultado!

Está gostando do texto? Então compartilhe!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram